Fatal Attraction (1987)

“Fatal Attraction” (1987)

IMDb

pernas cruzadas

Por vezes uma ideia débil como a deste filme pode funcionar, mesmo que a escrita seja frágil. Claro que isso vai impedir o filme de ser realmente interessante. Mas para fazer um filme assim, exigem-se uma quantidade enorme de talento puro nas outras dimensões do filme: actuações, cinematografia, um verdadeiro sentido de energia, ritmo, etc.

Não temos nada disso aqui. Douglas faz o seu primeiro Nick Curran, o boneco manipulado, que tenta controlar a situação, iludido pelo sexo e a inteligente manipulação feminina dos eventos. Glenn Close entregou-se a este papel, sem dúvida, é totalmente apaixonada em vários momentos, mas não suficientemente talentosa para transportar um filme da mesma forma que, por exemplo, Samantha Morton ou Tilda Swinton poderiam fazer. E não a acho suficientemente atractiva para colocar um homem casado fora dos eixos.

A edição, ritmo, energia, são simplesmente competentes, não especialmente cativantes. E isso permite-nos notar o fraca que a escrita é. Porque é que ela faz o que faz? Foi o simples “vou para casa” de Douglas que começou toda a loucura, ou a despertou? E a história de raptar a filha deles? Para que ela pudesse viver por um momento a vida que desejava, sim, e para que pudéssemos ter a sequência tensa, o momento “onde é que eles vão?”. Mas não há nenhuma grande forma sequer apontada aqui, apenas pedaços banais e clichés. Pode ter tido alguma força quando saiu, porque as estrelas do filme eram frescas e as audiências ainda acreditavam no que viam. Mas isto não é frenético nem tenso, não é terror nem suspense. E nem sequer a tensão sexual funciona, aquilo que Adrian Lyne parece conseguir atingir de tempos a tempos.

Por isso, não há muito para ver aqui, pelo menos não a esta altura.

A minha opinião: 1/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Fatal Attraction (1987)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve