Out of Sight (1998)

“Out of Sight” (1998)

IMDb

golpe colorido

Vim a este filme pouco depois de ver “o americano”. Nesse, Clooney impressionou na forma como desistiu do seu personagem habitual cool, cujas acções no ecran são todas conduzidas por um sentido de auto-coolness e estilo. É um jogo divertido de jogar com ele, ainda que longe de transcendente. Neste filme, esse sentido de comédia e estilo divertido ficará para sempre resumido na cena em que a porta de um elevador se abre e Clooney vê Lopez sentada num sofá do lobby de um hotel onde ela o perseguia a ele, e ele fica apático e simplesmente levanta a mão para dizer olá. É mesmo aquilo, é assim que o personagem dele funciona.

Soderbergh compreendeu essa característica de Clooney cedo, e aqui vêmo-lo a fazer o primeiro rascunho do que seria o topo desse estilo: o franchise Ocean.

Aqui temos um projecto mais simples, um curioso onde Soderbergh se diverte e se permite alguma liberdade para ser pessoal enquanto ganha dinheiro para os seus projectos mais pessoais. É um filme normal sobre um golpe, em que a diversão está na complexidade do esquema, a forma como é planeado, e a forma como se desenrola, e todas as reviravoltas e coisas imprevisíveis que acontecem. O filme é bastante competente a esse respeito, embora não se retire grande coisa daqui.

Mas há uma sequência realmente apreciável na qual se anunciam algumas experiências futuras de Soderbergh no seu campo “pessoal”. A sequência em que Clooney se encontra com Lopez num hotel. Ela é abordada sucessivamente vários tipos babados de gravata, depois Clooney faz a sua aproximação, eles falam, vão para o quarto, dormem juntos. Apreciem a cinematografia dessa sequência e a forma como quase não cola com o resto do filme. Esse pedaço tem mais a ver com o trabalho de um autor. A paisagem urbana fora da janela do bar do hotel, as cores do quarto, a iluminação das caras, até o interesse do diálogo. Provavelmente o melhor pedaço de actuação de Jennifer Lopez. Vou ficar com essa cena.

A minha opinião: 3/5, não vai fazer mal, mas vejam os voos mais altos que Soderbergh tem para oferecer.

Este comentário no IMDb

Advertisements

0 Responses to “Out of Sight (1998)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve