The Commitments (1991)

“The Commitments” (1991)

IMDb

dura suavidade

Alan Parker é um realizador generoso, no sentido em que se permite fundir-se com a textura dos seus temas, permite que o filme tenha uma vida própria. Isso é algo que eu não apreciaria num filme de Kar Wai ou Welles, cuja forma pessoal de se apropriarem das histórias é o próprio motivo pelo qual vejo os filmes deles. Mas Parker parece ter a sua maior força no entendimento daquilo que o filme necessita, e a capacidade para o deixar respirar. Isso é uma grande qualidade.

Aqui ele trabalha o tema da música soul apropriado por trabalhadores irlandeses, e Dublin, como síbolos do espírito irlandês.

A simples qualidade e expressão da execução das canções justifica o culto que este filme criou ao seu redor desde que saiu. A música não é original, tudo que ouvimos são versões de canções dos mestres da soul, mas as interpretações são tão cativantes que é difícil não sermos conduzidos por elas. Funcionou não bem que a banda composta por vários actores deste filme, actuando com o nome da banda do filme, ainda tem uma carreira hoje, ainda actua ao vivo.

Entre todas as coisas boas que se podem dizer sobre as actuações, vou referir a cara do cantor principal. A voz de Andrew Strong dá às canções toda a paixão de que elas necessitam para funcionar. Mas a cara dele, aparentemente tão feita, forma um conjunto de expressões transcendentes, formas, frases dolorosas que saem de um qualquer mundo fantástico superior. Parker compreendeu isto, e por isso é que ele tantas vezes o enquadra quando canta, em primeiro plano. Ele absorve-nos de formas que não compreendemos.

Claro que há um enredo engraçado que rodeia os momentos musicais, mas é apenas um suporte. A música é o personagem principal, e não um mero suporte de uma qualquer história central.

Piadas irlandesas e a alma negra da América. Que mistura poderosa. Este filme merece crédito, é um excelente momento.

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “The Commitments (1991)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve