Death Wish (1974)

“Death Wish” (1974)

IMDb

controlar o contexto

Este é um filme banal, enraizado num conjunto de lugares comuns cinematográficos e convenções de personagens, realçados por uma banda sonora sublime.

O personagem é o que é. Parece-me que o estereótipo do durão adorável de Bronson foi criado aqui. Antes disso havia o que Leone tinha feito dele, ao ultrapassar as suas limitações óbvias como actor com grandes planos inteligentes, edição e timing perfeitos, e ambiente sonoro. Foi o que Leone fez, aliás, com um grande número de actores. Aqui ele inventa o tipo duro, perseguido por alguma tragédia no passado, e que a ultrapassa com violência, isolamento, e ao “fazer a coisa certa”. Este é o personagem seminal dele, e durou o suficiente para permitir a Bronson se tornar uma espécie de pré-Stallone. Por isso é que este personagem foi refeito 4 vezes depois deste filme. Por isso este solitário da justiça era a esta altura uma espécie de nova iteração sobre um arquétipo que começa bastante antes. Isso é bom, Suponho que é por isso que este filme ainda é minimamente celebrado hoje.

Mas o realmente excitante aqui é a forma como Herbie Hancock lida com a música. Ele é uma pessoa importante, alguém que construiu uma transição entre o jazz espacial e ambiental de Miles e os nossos dias, e empurrou algumas fronteiras do som e improvisação um pouco mais para a frente. Aqui ele faz isso com a música para filme. Ele baseia a música numa noção que Vangelis viria a explorar magistralmente em Blade Runner: não tem a ver com temas, tem a ver com ambiente. Podemos imaginar o ambiente e usar a música para o construir, ou podemos pegar nas emoções específicas ou pontos do enredo, e realçá-los com a música. Aqui ele faz ambos. Nova Iorque de noite, e suspense. O personagem principal, que seguimos sem parar, é um arquitecto, alguém que controla o ambiente com a construção, tal como faz Hancock com a música.

Vincent Gardenia é memorável aqui.

A dureza da violação/assassinato é também notável. A aspereza visceral dos cenários é perfeita para o ambiente da história.

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

 

0 Responses to “Death Wish (1974)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve