Micmacs à tire-larigot (2009)

“Micmacs à tire-larigot” (2009)

IMDb

seduzir pelo canhao

O que quer que Jeunet e a sua equipa façam, eu quero ver. O tipo tem um conjunto único de talentos que poucos ou nenhum outro realizador vivo tem.

Ele possui uma imaginaçao única, que investe e constrói cada um dos mundos cinematográficos que ele propoe. Esses mundos sao bizarros, estranhos, como um freak show vitoriano, mas onde nos identificamos com a aberraçao. Isto traduz-se num investimento nos personagens, e as suas acçoes. Aqui também se aplica ao mundo físico. O refúgio da nossa equipa de super-heróis é um cenário onde percebemos que Jeunet gastou bastante tempo. Aproximamo-nos dele desde o exterior, e ele seduz-nos. Os truques, a tecnologia retro do inventor. Tudo excelente. Um grande sentido de espaço. Espacialidade. Pessoas No espaço. Acçao onde sao considerados a câmara, o espaço, e o actor entre os dois. Jeunet é fantástico a fazer isto.

O tema nao interessa. É uma história banal sobre uns maus de desenho animado, a quem os debilitados de coraçao puro ensinam uma liçao. Há uma liçao de moral simples implícita (as armas sao más, a paz é fixe). Já vimos isto, com mais ou menos variaçoes, em centenas de outros filmes. Isso é pena. Nao porque agora tenhamos outro filme desses, ou seja, este pelo menos é melhor do que a maioria, mais cinematográfico, mais bem executado, com algumas coisas realmente boas. Mas estamos a ver Jeunet, o facto de que ele tenha tirado férias ao fazer este filme significa que perdemos um grande acontecimento como os que ele já nos deu. Ou talvez ele cumpra o modelo Soderbergh, e use o sucesso comercial deste filme para arranjar dinheiro para um filme realmente bom. Mas a verdade é que mesmo os bons filmes dele sempre ganharam bastante dinheiro para justificar o seguinte. Por isso este filme nao tem objectivo. É ainda assim excelente como passatempo. Era bom que todos os filmes de domingo à tarde fossem assim. Mas nao há nada mais aqui. E podia haver.

A minha opiniao: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Micmacs à tire-larigot (2009)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve