The Hangover (2009)

“The Hangover” (2009)

IMDb

puzzle

A comédia é um género difícil. É difícil encontrarmos actores de comédia talentosos que nos façam rir sem nos sentirmos vazios ao fazê-los. Algo que ultrapasse o riso falso de uma situação falsa arranjada onde apenas nos rimos do ridículo da cena. A verdadeira comédia está mais próxima do drama do que de qualquer outra coisa. É isso que eu penso. Mas de vez em quando, conseguimos encontrar uma comédia decente, em que as actuações são aceitáveis. Mais raro é ver algo que faça algo interessante a nível narrativo. É o caso desta.

As actuações são rotineiras no que diz respeito à actuação física e a temporização das palavras hoje em dia. Isto é a parte da coisa que normalmente se desactualiza em pouco tempo, por isso suponho que em 15 anos já não vamos rir com o fraseado, a temporização, ou mesmo com a maioria das piadas em si. Zach Galifianakis é a excepção. Ele é realmente engraçado porque é o único personagem que não tenta ser engraçado. Ele não impõe a sua força cómica à audiência. Ele coloca-se de fora do humor do filme, literalmente, já que o seu personagem é um alien que aterra no meio de um grupo bem formado. Por isso ele fica para ali, e aí reside a piada da actuação.

A coisa boa aqui está na estrutura narrativa da. A história é sobre uns tipos que não se lembram do que aconteceu na noite anterior (drogas, bebida, etc). São-lhes dadas pistas (o bebé, o tigre, o carro da polícia) que são as ligações a esses eventos não lembrados. Seguindo essas pistas, numa espécie de história de detectives retorcida, eles acabam por conseguir recontar os eventos que não lembram. Por isso, a estrutura narrativa é a de personagens que vão revelar uma história que já aconteceu, a Eles! É um conceito engraçado, e um truque inteligente. E é raríssimo encontrar estruturas inteligentes aplicadas a comédias comerciais.

A revelação das peças do puzzle daquela noite não é tão boa como poderia ter sido. O episódio Mike Tyson aparece forçado na narrativa, provavelmente para incluir Tyson e vender mais uns bilhetes, mas parece fora de sítio, uma cena de outro filme.

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “The Hangover (2009)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve