Teclópolis (2009)

“Teclópolis” (2009)

IMDb

imagem vs filme

Para mim, nem sempre é recompensador ver filmes de animação. A mim interessa-me a narrativa, suportada por imagens, ou o contrário, imagens que suportam uma narrativa, que possa ser (e na verdade é-o muitas vezes) uma desculpa simples para construir um entusiasmo pela imagens. Esta última situação é o que Hitchcock chamava “cinema puro”. Agarra-nos.

Com curtas de acção real, normalmente o contexto dos criadores está ligado ao cinema, por isso temos todos os tipos de experimentação sobre a forma, não apenas sobre as imagens como metáfora, ou como doces visuais. Mas as curtas animadas são um campo onde muitos contextos convergem.

Este filme tem uma narrativa, mas que é usada simplesmente como desculpa para desenvolver as imagens, não como “cinema visual puro” como Hitchcock o definia, mas sim da mesma forma que um artista plástico o faria. O foco está na forma como a combinação de objectos relacionados com computadores com objectos pré-digital funcionam como um todo visual. Claro que há uma história, sobre uma velha câmara de 8mm que luta para sobreviver num mundo de (já obsoletos) objectos da era digital, que tomam o poder e constroem um novo e preenchido mundo. Claro que essa história suporta uma metáfora de tempos modernos vs velhos dias. Mas o que eles queriam, o que lhes tirou o sono, é a forma desse mundo.

Tudo bem para mim, e este filme tem a sua própria força, e interesse visual. Mas eu estou focado no cinema, e tenho alguns problemas em colocar esta excelente animação nessa classificação.

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

 

0 Responses to “Teclópolis (2009)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve