Pivot (2009)

“Pivot” (2009)

Sítio oficial

ir atrás

Este é um filme interessante. Há filmes que importam, porque nos afectam, porque trabalham temas importantes. E há outros que nos agarram, que nos entusiasmam, e que nos transportam por um fio condutor decidido pelos criadores/manipuladores. Este filme cai nesta segunda característica. Cada elemento da história é um pretexto para que acompanhemos quem fez o filme a visitar cada proposta visual que nos fazem. E cada um desses elementos é totalmente visual, ou seja, as propostas que devemos seguir existem todas no mundo visual que o filme inventa. Esse mundo vive de iluminação e de nos fazer perder conscientemente no labirinto urbano e abstracto que nos é proposto. A luz virtual conta aqui, sobretudo na forma como as esquinas dos edifícios desenham trapézios no chão. A narrativa cíclica, que termina onde começa é um truque natural e eficiente para garantir um fecho coerente para uma história sem outro pretexto de existir a não ser o de se suportar a si mesma, assim como o de garantir a unidade espacial e a coerência de uma realidade sem muitos pontos de apoio.

É tão intencional esta ideia de nos guiar pela visão que o objecto que despoleta todas as perseguições é uma câmara fotográfica. Significa isto que os realizadores somam à história um comentário sobre a própria história. Este filme é auto-referencial tanto como é visual.

A minha opinião: 3/5

0 Responses to “Pivot (2009)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve