Stanley Pickle (2010)

“Stanley Pickle” (2010)

CINANIMA 2010

 

reflexividade animada

O stop motion é uma grande técnica. É um compromisso entre movimento contínuo, 24fps ou menos, e a estabilidade de uma imagem fixa. Parece-me que este equilíbrio entre ambas as formas de representação pode fazer a diferença em termos narrativos. Diminui a nossa capacidade para nos focarmos apenas no que as imagens “dizem” e somos forçados a aprender o que as imagens “são”

O mais interessante neste filme é um certo tipo de re-invenção da forma como normalmente este tipo de stop motion é usado: todos os elementos são reais, do nosso mundo, não são modelos de plasticina nem cenários construídos à escala. Normalmente neste tipo de animação, os objectos desse mundo real animam-se “sozinhos”. garrafas que se movem sozinhas, as mesas dançam com as cadeiras por vontade própria, e por aí fora. Os humanos podem aparecer, mas não interferem, apenas interagem com o ambiente. Svankmajer tem um conjunto incrível de experiências baseadas nesta noção.

Mas aqui temos uma mistura. Temos um mundo animado, que pertence totalmente a esse outro mundo dos objectos animados, mas também temos na história o animador. Stanley Pickle cria e mantém todos os objectos que o rodeiam na sua vida diária, desde os seus pais (que são objectos aqui) aos seus jogos e diversões. A determinada altura até vemos o seu laboratório, escondido debaixo da cama.

Isto destrói-se quando ele executa a sua magia para uma rapariga fora do seu mundo animado confinado. Não funciona, ele apenas consegue falsificar a vida do seu pássaro, não reiniciá-la.

A rapariga tem uma cara interessante, e apreciei a auto-referencialidade e como isso se mistura no produto final e na narrativa. Mas não achei que o filme fosse visualmente interessante.

A minha opinião: 2/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Stanley Pickle (2010)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve