La marche de l’empereur (2005)

“La marche de l’empereur” (2005)
A marcha do pinguim imperador

IMDb

construir uma narrativa

A beleza da Natureza está em como todas as coisas encaixam umas nas outras para construir um todo coerente. o contexto e os seus actores são únicos e unitários, totalmente interdependente: eles constroem-se mutuamente. É simbiótico e o aquecimento global permite-nos compreender dramaticamente até que ponto. Por isso, o objectivo de quem observa a Natureza é construir uma narrativa que nos permita compreender os mecanismos naturais. Contar uma pequena parte da história, que vai caber num contexto mais largo. É isso que precede este filme e que o informa: a narrativa dos pinguins no processo de reprodução. O truque é estabelecer essa narrativa empurrando-nos para o meio dela, e fazendo-nos encarar os animais não como sujeito observado, mas como personagens verdadeiros e quase com densidade dramática. Por outras palavras, o que eles fazem é dar-nos um documentário disfarçado de ficção.

A ideia em si é suficientemente apelativa para gerar o entusiasmo que este filme gerou. Para lá disso, ele está notavelmente bem executado, desde a qualidade da cinematografia, produzida sob condições duras, temperaturas extremas e ambientes adversos aos humanos. a forma como isto está montado não tem falhas, apesar das narrações em off pressionem demasiado na sentimentalidade de ficção para o meu gosto.

esta narrativa, a dos pinguins, é realmente agradável para seguirmos porque o animal tem um aspecto humanóide nele. as fronteiras entre documentário e ficção são mais facilmente cruzadas porque também o são as fronteiras entre estes animais e a nossa realidade como humanos.

O sítio onde os pinguins se reúnem, onde os bebés nascen, esse é um sítio especial, com uma força incrível. Valorizo os cineastas por o evocarem com tanta força. Esta foi uma viagem valiosa e poderosa.

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “La marche de l’empereur (2005)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve