Day & Night (2010)

“Day & Night” (2010)

IMDb

Espelhos

Desde há muito que é um procedimento comum na Pixar. Cada um dos seus novos filmes vem precedido de uma curta animada. Essa curta indica sejam quais forem os temas que preocupam o cerne criativo da companhia nesses momentos. Por isso é que as curtas que precederam Wall.E ou Ratatouille tinham a ver com o poder das acções, poder sobre criação, narrativas, em suma. As longas por sua vez aprofundam o tema e adicionam preocupações visuais. Por isso é que a Pixar é importante: eles têm consistentemente feito verdadeiro cinema, disfarçado de êxitos de bilheteira. No processo, eles elevaram as expectativas em relação aos filmes de animação nos campos do cinema verdadeiro.

Por isso agora temos este Day and Night. Vamos ler os sinais, vamos ler as preocupações, vamos compreendê-las.

Eles lidam com as dualidades a um grande número de diferentes níveis, por isso cada elemento visual neste filme funciona como metáfora e alguns deles funcionam também como experiência visual.

Dois personagens, ambos incrivelmente bidimensionais à maneira da Disney desde há 80 anos. Estes personagens vivem num mundo negro igualmente plano. Mas dentro de cada um deles existe um mundo 3D. Um personagem é a noite, o outro o dia. A um certo momento, a aurora encontra o crepúsculo, e eles mudam os seus estados. Cada personagem tem dentro de si as coisas lindas do dia e da noite, e cada um cobiça as qualidades do outro.

Pode o dia conviver com a noite? Pode a animação plana corresponder às exigências do mundo 3d? Pode a Pixar existir como uma subordinada da Disney? Estas são as questões. O que me faz querer seguir seja o que seja que a Pixar faça é o facto de eles levantarem estas questões. O que me assusta um pouco é que eles tenham tornado essas questões tão óbvias aqui. Estão a perder qualidades? Vão baixar o nível?

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Day & Night (2010)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve