Broken Flowers (2005)

“Broken Flowers” (2005)

IMDb

cigarro sem fumo

Apenas alguns dias depois de ver este filme, vi o American Beauty outra vez. Escolhi ver Broken Flowers, mas foi uma coincidência ter visto Beauty pouco depois. Parece-me que estes dois filmes estão relacionados através de um certo sentido de procura de beleza. Mendes tinha Conrad Hall, por isso tornou essa buscar mais visceralmente visual. Mas Jarmuch também é alguém que se interessa pela exploração da beleza do banal, as nuances do vulgar.

Em American Beauty, o truque era a auto-consciência dentro da história. Cada personagem surgia reforçada com um sentido de auto-ironia. O drama nascia do facto de que todos compreendiam aí os absurdos das suas próprias vidas, e lutavam contra elas.

Aqui, o personagem de Murray já sabe, desde o início, qual é o lugar dele no mundo, brincando com isso, e apenas com enorme relutância aceita fazer algo contra isso (e apenas pela intervenção de um amigo). Por isso, a “piada” é o auto-flagelo, reforçada pelo personagem de Murray, que é bastante mais largo que os limites deste filme específico: já lhe conhecemos o personagem de outros filmes, de outros papéis de Murray. Jarmuch sabe isto, e usa-o na sua própria experiência, algo que ele é bastante bom a fazer (foi essa na verdade a base para o seu grande Coffee and Cigarettes).

Para fazer isto funcionar, temos de ter o toque do realizador. Por isso a auto-consciência, materializada na auto-paródia de Murray, está imersa num certo tom, que acompanhamos em todo o filme, até ao fim.

É bom, está realmente bem feito, e Jarmuch-Murray são mestres dos seus próprios cantos no mundo dos filmes, mas não consegui entrar nesta longa forma bem construída tão apaixonadamente como me permiti ser arrastado para o puzzle quebrado do Café e Cigarros. Mas Jarmuch é uma aposta sólida, deveriam gastar tempo com o trabalho dele.

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Broken Flowers (2005)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve