Nathalie… (2003)

“Nathalie…” (2003)

IMDb

o anjo bom

o último filme que comentei foi algo que considerei ofensivo, “les anges exterminateurs”. O comentário mereceu-me críticas por parte de um leitor zangado, e por isso voltei a ver esse filme para que pudesse reconsiderar a minha opinião. Mantenho o que disse: o filme é ofensivo na forma como assume que é um filme sobre voyeurismo e a sua relação com o sexo mas não deixa de ser o resultado simples de uma abordagem adolescente ao sexo, e o realizador olha para aquelas mulheres como um adolescente de 14 anos olha pelo buraco num vidro partido de um balneário feminino. É superficial, e ofensivo porque se leva a sério.

Por isso, depois de tudo, procurei este filme. Igualmente francês, igualmente sobre a representação de situações sexuais. Mas isto é um desporto diferente. É dirigido por uma mulher, e isso é significativo. Parece-me que as mulheres são mais internas quando olham para outras. Por isso este filme tem outra dimensão na utilização do corpo feminino (e cara!) que vai abaixo da superfície. Essas mulheres são ficcionais, mas bons personagens ficcionais. As duas actrizes principais fazem bons papéis e suportam as intenções da realizadora, parece-me. E sobretudo, o que temos não é gratuito. As imagens surgem como suportes visuais da história e não como meras ilustrações. E, mais importante, ao contrário de “anges”, aqui temos imagens que permitem o desenvolvimento da história na nossa mente (por isso a narrativa visual). Em “anges” tinhamos uma história qualquer sobre um realizador que queria fazer um filme sobre sexo, que era uma simples desculpa para mostrarem a nudez.

É a honestidade deste filme que eu procuro, sempre que vejo um filme. O filme pode não ser tão original como poderia ser (e este filme certamente não é assim tão original) mas aprecio a honestidade intelectual.

Fiquem-se por este, vai desafiá-los moderadamente. Não o outro.

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

1 Response to “Nathalie… (2003)”


  1. 1 Paula Corrêa Junho 10, 2010 às 6:13 pm

    Olá a todos!

    Gostaria de sugerir para os seguidores deste blog a Ocupação Rogério Sganzerla, em cartaz no Itaú Cultural. Lá podem ser vistos documentos pessoais, roteiros inacabados, fotografias, além de mostra de filmes e debates sobre a obra do cineasta, em cartaz até dia 19. Vejam a programação no site http://www.itaucultural.org.br. Vale a pena conferir!

    Beijos, Paula Corrêa


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve