L’affaire Dominici par Orson Welles (2000)

“L’affaire Dominici par Orson Welles” (2000)

IMDb

o outro lado da televisão

Este é um documentário sobre um documentário “perdido” de Orson Welles. Que responsabilidade para quem esteve envolvido aqui.

Como poderão saber, a carreira de Welles está ainda aberta porque alguns capítulos fundamentais da sua última, mais hermética e por isso mais intrigante e sedutora fase, ainda têm de ser revelados correctamente. Entre alguns projectos certamente interessantes mas não tão importantes, há um filme chamado “The other side of the wind” que, apenas compreendê-lo em termos do que aconteceu durante e depois da produção, é já um desafio. A verdade é que até agora o que exista desse filme, que Welles encarava como o seu mais importante, não pode ser visto por mortais normais como eu. E porque a edição se tinha tornado um aspecto tão vital e fundamental ao longo da carreira de Welles, realmente penso que aquilo que ele não editou numa forma acabada, pode estar para sempre perdido nas suas intenções originais: só ele saberia o que pensava.

Mas o legado dele é simplesmente demasiado grande com aquilo que ele nos deixou, e a promessa do que ainda não vimos é também demasiado grande para nos contentarmos. E dessa perspectiva, qualquer coisa que possamos ver vale a pena.

Por isso, este documentário interessa? sim. Porquê? Porque gira em torno de um documentário não transmitido que Welles filmou e que foi o seu primeiro trabalho para televisão. E a televisão, apesar de ser essencialmente um meio desinteressante e até nocivo, pelo menos para mim, foi algo que Welles começou a fazer para ganhar dinheiro para os seus projectos privados, mas que eventualmente o transformou e originou, de uma forma remota, a sua última fase. É com a televisão que ele ganha o prazer por contar as histórias de uma forma directa, a meio caminho entre a pura oralidade de “contar histórias” e a sublime manipulação do cinema. Ao fazê-lo, ele começou aquilo a que chamaria “filmes ensaio”, algo que ainda falta desenvolver e explorar convenientemente.

Por isso suponho que devemos todos à televisão o facto de ter sugerido conceitos tão poderosos a Welles. E tudo começa aqui: a própria escolha da história, que que tinha de interessar e segurar-se sozinha, mas também permitir ser transformada, até manipulada, envolta em ambiguidade. O que ele faz, sendo totalmente comum hoje, foi em alguns aspectos revolucionário nas produções televisivas: ele contava a história destes homicídios de um conjunto de diferentes perspectivas, aparentemente sem interferir, mesmo que ele sempre estabeleça a sua própria presença como entrevistador.

Os pontos bons deste documentário sobre o documentário são que em primeiro lugar é-nos permitido ver o documentário original, na forma que ainda existe. O processo de produção é apresentado claramente, e de forma interessante, e há curiosamente um conjunto de comentários inconscientes à forma de Welles pensar, feitos por pessoas totalmente fora do cinema, que são realmente interessantes.

O ponto baixo seria o excesso de tempo passado a volta da própria história do caso Dominici, em vez de tratarem mais a história de Welles a fazer o caso Dominici. Os dois níveis estão lá, mas deveriam ter sido equilibrados de outra forma.

O que conseguimos sentir, aqui e nos seus documentários “around the world”, é a capacidade que Welles tem para escrever e reescrever histórias, adicionando e manipulando níveis. Mas a força visual que ele nos daria em “F for Fake” (e quaisquer outros excertos que tenhamos hoje de outros filmes) ainda não está aqui, mesmo que fosse ainda na televisão que veríamos as raízes dessa força (Portrait of Gina).

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

Advertisements

0 Responses to “L’affaire Dominici par Orson Welles (2000)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve