Hwal (2005)

“Hwal” (2005)

IMDb

tranquilidade que grita

Somos nós que decidimos onde nos devemos apoiar, enquanto divagamos pela vastidão de filmes e arte que experimentamos. Kim Ki Duk é um dos portos que mais procuro, hoje em dia. Para mim, Bin Jip é transcendente em vários sentidos. É um esquisso de amor, uma ideia linda, de ver sem olhar, sentir sem tocar. Permite-nos tentar coisas, na mente, retirar-lhe o ruído da habitual pornografia emocional, e elevar-nos a um mundo diferente. A minha experiência, tanto de Bin-jip como com este foi realçada pelo facto de ter sido uma experiência partilhada, com alguém muito importante (bin-jip foi mesmo sugerido por ela).

Suponho que isto é uma questão pessoal, mas para mim, embora Bin-jip tenha muito que ver com este filme, supera-o em todos os aspectos. E não deveria. O que quero dizer é que este, na raiz, tem muito mais que ver com aquilo que trata. Deveria ser um passo em frente, em relação ao outro. Isolamento. o velho e a rapariga, totalmente separados apesar de partilharem o mesmo barco, a mesma vida, o mesmo quarto! O velho não toca na rapariga, mas dá-lhe banho todas as noites. As perturbações que ultrapassam a tranquilidade da visão. Metáforas, o Arco, a corda. Este filme está construído com oposições, ou melhor, contradições. Mas o resultado é semelhante nos dois filmes. O casal consuma o amor quando o velho desaparece. A mesma filosofia de não tocar, aqui alcançada com uma cena mais espectacular, em que o sexo é consumado quando o velho desaparece no mar.

Por isso, isto é um porto seguro, uma viagem bonita, e se não esperamos nada daqui, teremos muitas coisas boas. Comparado com Bin jip este filme é ainda mais depurado, e toda a imagética está mais trabalhada e desenvolvida. Por isso o filme resolve as queixas que eu tinha de bin jip. Mas é menos subtil, menos desenvolvido e, por isso, menos desafiador.

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Hwal (2005)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve