The Spine (2009)

“The Spine” (2009)

IMDb

Cinanima2009

à beira do precipício

É preciso respirar, é preciso reflectir, para sentirmos e finalmente compreendermos que um filme como este forma parte de nós. É que as curtas tão eficientes e poderosas como esta são necessariamente murros duríssimos no estômago. E este realmente é um filme poderoso. Por isso neste caso levou-me 10 dias, durante os quais vi muito poucos filmes, para perceber que partes de mim foram afectadas pelo filme. E foram realmente 10 dias desconfortáveis e desafiadores.

Eu não conhecia o realizador, esta foi a minha primeira experiência com ele. Vou querer ver outras coisas que ele faça. Este filme faz algo que eu não tinha visto ser feito desta forma antes. Agora que o vi, parece-me incompreensível como é que ainda não tinha sido tentado. Isto é uma espécie de Philip Dick com Gondry com Jonze, sendo que estes dois últimos partilham o facto de ter trabalhado com Kaufman. Animação, no sentido sensível que Landreth lhe dá, parece um meio incrivelmente interessante de trabalhar estes temas, basicamente viagens entre vasos de inconsciência. Uma instabilidade constante que não nos permite saber onde estamos, que nível de consciência estamos a visitar. Todo filme é uma terra de ninguém, um território por explorar, nas partes obscuras do ser.

Cada emoção é perfeitamente controlada, a construção é sólida e perfeitamente equilibrada, e gira em torno de pólos de loucura, depressão, amor, frustração. Vida.

O resultado visual é incrível. A câmara está agarrada ao nosso mundo real, mas as imagens, apesar de nascerem desse mesmo mundo, foram visualizadas noutr sítio, no pequeno espaço entre estar acordado, e a dormir profundamente. Vou querer ver este filme outra vez.

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “The Spine (2009)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve