Le bûcheron des mots (2009)

“Le bûcheron des mots” (2009)

Cinanima2009

IMDb

texturas

Há um sentimento 1984 neste filme que sinceramente começa a aborrecer-me. Ok, o mundo é um sítio cruel e as palavras, que significam conhecimento, livre-pensamento, são perseguidas porque uns tipos desconhecidos, indefinidos, desinteressantes. Aqueles que ainda buscam a liberdade e que estão dispostos a vivê-la são igualmente perseguidos, e vivem em perigo constante. Alguém que vem de dentro do sistema começa como um caçador, um lenhador das árvores das palavras. Depois, ele começa a fascinar-se com a beleza do mundo dessas palavras, e eventualmente pisa a linha, e vai para o outro lado, e torna-se fugitivo, um dos que ele costumava perseguir. Este é um dos muitos filmes de um ramo derivado da literatura de Orwell, Bradbury e outros. Algo devia ser inventado em cima disso… afinal Children of Men trabalhou a decadência de um futuro desagradável de forma muito mais interessante.

O que funciona neste filme é a sobreposição de imagens para criar algo visualmente coerente e atractivo. As palavras são consideradas literalmente aqui, são uma camada visual, sobre umas sombras agradavelmente indefinidas de personagens, eles mesmos sobrepostos a um último plano amarelo/castanho. Funciona, como uma peça plástica, funciona de um ponto de vista puramente visual. Isto não é cinematográfico na raiz, o tema está enraizado na literatura (nas palavras, para lá da sua expressão física), mas o filme é suficientemente bonito para o seguirmos.

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Le bûcheron des mots (2009)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve