Get Carter (1971)

“Get Carter” (1971)

get_carter

IMDb

o que vês é o que é

Sinto uma estranha atracção por estes filmes ingleses do fim dos anos 60 e princípio dos 70. Socialmente, temos aí um ponto alto na habitual arrogância britânica. Hoje, numa altura em que o Reino Unido, na verdade toda a Europa, deslizam para uma decadência cultural e uma indecisão artística, é interessante considerar esse contexto social específico, e ver o que saíu dali. Provavelmente o melhor exemplo do que falo é o “Italian Job” que também tinha Michael Caine. Mas este é um exemplo bastante bom.

Isto é uma história de detectives. Um tipo que tenta corrigir uma história que lhe contaram, e que assim nos obriga a refazer a realidade em que essa história encaixa. A estrutura básica foi mantida no remake, com Stallone, à excepção de que aí temos os músculos de Stallone em vez da desenvoltura de Caine. Esse é o jogo básico. Há peças que não encaixam, linhas quebradas, e Caine luta para contar as coisas bem. Pelo meno temos dramas banais, temas familiares por resolver, que interessam muito pouco. No entanto, há 3 coisas que devem ser notadas.

.um é o uso da paisagem rural/província inglesa. Ela cria o ambiente, evoca a forma que precisamos para esta história: mentes fechadas, gangsters pouco sofisticados, mas num mundo luminoso onde é aparentemente agradável viver; por isso é que era tão credível que o irmão de Caine pudesse ter morrido num acidente;

.o personagem de Caine, ele é a formalização do que refiro acima. Uma representação sofisticada e estilizada do que o britânico “moderno” deveria ser, depois das humilhações da guerra mundial, e os exageros dos anos 60. Ele está no seu melhor, apesar da ironia final onde o filme termina. Num certo sentido o seu personagem não é diferente daquele que ele representa no Italian Job. Mas todo o projecto é menos arrogante e auto-cêntrico que o Italian Job (onde Caine diz “as pessoas neste país conduzem no lado errado da estrada”).

.o desenvolvimento da história (spoilers aqui). A resolução do mistério é permitida por um filme super8. Este é um mundo em que ver significa acreditar, e todos os personagens existem para confundir a percepção de Caine. Por isso o facto de que um filme é a chave do jogo, faz a solução interessante (este facto foi mantido no remake).

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Get Carter (1971)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve