Slumdog Millionaire (2008)

“Slumdog Millionaire” (2008)

slumdog

IMDb

cinema transatlântico

Penso que há 2 níveis de observação que podemos considerar para este filme.

Um deles é ver o filme como uma pequena parte de algo maior. A coisa maior seria a possibilidade de esta experiência se tornar uma certa regra no mundo dos filmes. A crescente proximidade entre Bolly e Hollywood, a possibilidade de começarmos a ter filmes ligados financeira, tematicamente (e culturalmente) por esta proximidade. Se considerarmos esta aproximação, então o facto de este filme ter sido tão celebrado pelos agentes chave de promoção dos filmes americanos (prémios) seria um sinal desta nova era. Creio que o outro nível de aproximação que proponho pode confirmar este:

este é um tipo de filme que catalogo como “ascendente”, que basicamente significa que começamos no inferno, e subimos as escadas do sofrimento através do filme, até chegarmos ao paraíso. Uma espécide de dinâmica invertida, que já vimos em Cidade de Deus, Blindness, Irreversible (onde o arco está literalmente invertido). Neste caso, Danny Boyle pega na experiência que Meirelles fez nas favelas do Brasil, e produz a sua própria versão. Boyle confia mais no enquadramento e trabalho/posicionamento de câmara (sempre o fez). Os filmes de Meirelles são, antes de mais, pedaços brilhantes de edição. Assim, pelo lado visual, temos abordagens diferentes, mas que contribuem para o mesmo objectivo de entrar na favela, de explorar com um olhar frenético a obscuridade daquelas vidas diárias. Este filme é brilhante a esse respeito. No entanto, à medida que progride, começa a sair da favela, e as escolhas cinematográficas respondem a isso, por isso o ritmo abranda, e pouco a pouco chegamos ao final romântico de Bollywood. O amor é a recompensa para o sofrimento, neste mundo que sabemos, no final apenas, que era fantasia. Assim, Bollywood encontra-se com certas ideias de um cinema negro. Lembram-se da minha abordagem inicial?

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Slumdog Millionaire (2008)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve