Hansel & Gretel (2007)

“Hansel & Gretel” (2007)

hanselfantasporto-20091

IMDb

três crianças, três caminhos

*** Este comentário pode conter spoilers ***

Outra experiência com filmes coreanos recentes. Para mim a Coreia do Sul está a produzir alguns dos melhores filmes que temos estes dias. Parece que há uma espécie de escola de cinema ali, que ainda assim permite que os seus realizadores trabalhem livremente no campo das ideias. O lado técnico e imagético deste cinema é formidável, alguma da melhor fotografia que vi recentemente vem de filmes coreanos.

Este poderia realmente ter sido algo poderoso, foi ambicioso, mas falha, para mim.

Basicamente, o filme tenta ser uma mistura de 3 elementos: suspense/terror, sobreposto a um drama infantil, sobreposto ao conto dos irmãos Grimm.

.é suspense/terror porque temos um espectador designado, alguém que nos representa na história. Os seus medos são passados a nós, porque o que acontece a ele, nós sentimos, ou supõe-se que sentimos. Temos uma casa, não especialmente interessante em termos espaciais, excepto pelo sotão. Essa casa é explorada pelo personagem principal, e nós exploramo-la com ele, e tememos o tempo todo. No entanto, nenhuma das coisas habituais em filmes de terror acontece, e sentimo-nos pesados o tempo todo, em tensão, sem sermos “assustados”. Por isso o filme está a meio caminho entre o terror e o suspense. Esta proximidade a um género é um contexto no qual os outros elementos são inseridos. É interessante a segurança que o “género” dá aos realizadores. Eles sabem que podem confiar em certos elementos que darão várias referências às audiências, que não as farão sentir-se perdidas. Pode ser um truque para realizadores menores se assegurarem que podem fazer um filme compreensível, ou poderá ser uma rede de segurança que lhes permita fazer algo maior, no olho ou na narrativa. Este filme, suponho, deveria pertencer à segunda situação.

.as crianças têm um passado. Mais à frente no filme, vimos a compreender que tudo tem a ver com isso. O seu passado familiar, toda a história de eles não crescerem por causa dos maus tratos que os adultos lhes dão é o material que dá sentido e sentimento à narrativa. Assim, recebemos uma reviravolta quando compreendemos as motivações das crianças e começamos a encará-las como vítimas em vez de demónios.

.Hansel & Gretel, o conto, estrutura vagamente a narrativa. Os elementos de terror dão o ambiente, estabelecem um género, a história dos irmãos suporta os elementos visuais e alguns pontos do enredo. Mais importante, é uma história, a chave do filme. Reparem que o personagem principal, o nosso protagonista designado ganha a liberdade quando queima a história.

Assim, isto tem tudo que ver com sobreposições narrativas e a mistura entre linhas narrativas. Temos 3 linhas para explorar, e 3 crianças que controlam. Percebem? O problema é que não me senti ligado ao que mostraram, o filme é intelectualmente ambicioso, mas não conseguiu tocar-me. Suponho que tem muito a ver com ritmo e balanço narrativo. Os pedaços são disconexos, e penso que uma revisão séria da edição e do ritmo geral teria feito milagres aqui.

A fotografia é intensa e muito competente, apesar de não estar muito no contexto do que vemos. No entanto, é um bom trabalho do cinema coreano. Sortudos esses realizadores por terem estes valores artísticos ao seu dispor.

A minha opinião: 2/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Hansel & Gretel (2007)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve