Das Eitle Stubenmädchen (1907)

“Das Eitle Stubenmädchen” (1907)

IMDb

espelho

Mais uma aventura de Schwarzer que tenta explorar a sexualidade através de cinema. Esta tem a construção mais complexa dos 3 que vi.

Comecemos com um estúdio, o lugar de trabalho de um escultor. Temos, central nesse cenário, uma ‘estátuta’, que na verdade é uma mulher real que representa uma estátua. Isto é interessante. Depois, temos a mulher da limpeza, que chega para limpar o estúdio; ela vê a estátuta e imita-a. Já que é uma estátua de nu, ela compara o seu corpo com o da estátuta, o que significa que ela explora o seu corpo. Agora, a forma como ela o faz, é realmente erótico, e imagino que teve um impacto grande nas audiências desses dias. Primeiro, ela analisa os seios da estátua, chega a tocar num deles (!!) e mostra um dos seus próprios seios. E depois despe-se, pouco a pouco, até à nudez completa. Apesar de o seu personagem estar sozinho nesse espaço, ela acusa a presença da câmara, e faz tudo para ela. Ela fá-la de forma relativamente lenta, tendo em conta o ritmo destes filmes, e isso permito-nos ver apenas partes do seu corpo até ela terminar. O momento em que ela toca o corpo da estátua é feito com uma aparente inconsciência por parte do personagem, mas claramente tenta provocar audiências. Por isso é um nível acima em relação aos filmes que vi antes deste do mesmo realizador (Das Sandbad, Bad verboten).

Tal como em Bad verboten, o homem existe como o anti-climax, com temas morais subentendidos, e que mata o ambiente erótico. Neste caso, ele devolve as roupas à mulher para que ela se possa vestir. No entanto, ele observa o seu corpo nu…

A minha opinião: 4/5 bem estruturado

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Das Eitle Stubenmädchen (1907)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve