Beetle Juice (1988)

“Beetle Juice” (1988)

beetle

IMDb

Mundo danificado

Tenho passado algum tempo com Burton. Gosto dele, sinto-me estranhamente atraído ao que ele propõem, apesar de não poder deixar de notar as falhas notáveis.

Em resumo: ele cria mundos, por vezes é excitante apenas por isso, otras nem tanto. Mas todos os seus filmes são uma visão honesta do seu criador, e isso é algo que valorizo muito. Mas ele não é um grande realizador. Puramente como realizador, ele não consegue ser mais que competente, porque não trabalha os temas específicos da direcção (edição, câmara, direcção de actores…) com a mesma paixão e ponto de vista especial que põe na modelação dos mundos que nos dá.

Vejam este. Ele era ainda um realizador relativamente jovem (esta foi, ao que parece, a sua segunda longa). Ele não concebeu o mundo deste filme tão requintadamente como o fez com outros mais tarde. E o filme é um falhanço relativo para mim porque, uma vez que essa noção rica de estar dentro de uma mente torcida, o resto não se segura.

Ah, uma coisa salva tudo: a actuação de Michael Keaton. Nunca o vi actuar como ele fez aqui. Ele considera esta a sua melhor actuação e eu concordo. É uma grande performance física e verbal, que agarra a audiência tal como faz com os personagens do filme, e por isso o enredo desenvolve-se sobre a ideia de alguém que tenta (e falha) resistir a dar-lhe atenção. Muito bom.

As animações são queridas em alguns pontos, e têm o sabor de velhas animações, que parecem artificiais, mas nas quais estamos dispostos a acreditar. Recentemente vi um filme muito mau, Monster X, feito por alguém que poderia ter tirado deste algumas lições sobre honestidade na criação cinematográfica.

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Beetle Juice (1988)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve