Kaubôi bibappu: Tengoku no tobira (2001)

“Kaubôi bibappu: Tengoku no tobira” (2001)

cowboy

IMDb

western japonês

Esta é outra animação japonesa baseada nas convenções cinematográficas do western, e numa construção visual japonesa. É uma das três linhas que a animação japonesa tem seguido nos últimos 10 ou mais anos.

Este está especialmente bem feito. Vejam que todos os elementos narrativos reconhecíveis, e a maioria dos elementos visuals, estão ligados a culturas ocidentais. A cidade poderia ser japonesa, Tokyo, mas o resto não (incluindo a música). Temos um enredo vulgar sobre um terrorista com intenções de extermínio global. Caçadores de prémios, sobretudo um, tentam ter a recompensa, e mais tarde o principal torna o assunto pessoal, até porque se apaixona.

Estando em desvantagem, porque não vi a série de TV, reconheci aqui aspectos muito interessantes: pude seguir todo o filme, e seguir os personagens, os seus arcos dramáticos de evolução na narrativa sem nunca os ter visto antes. Fizeram um filme que, creio, pode ser inserido nas séries por quem as viu, mas ao mesmo tempo é uma peça independentemente, com valor próprio.

A produção é boa, e os japoneses têm uma capacidade de utilizar as cores de uma forma sóbria, criando imagens em que a prioridade é o equilíbrio geral da imagem no nosso olho em detrimento do jogo de profundidad de perspectiva (o uso da perspectiva sempre foi um conceito mais ocidental).

O filme não é inteligente e enriquecedor como algumas animações contemporâneas japonesas – como o formidável Paprika – mas vale a pena espreitar e viver um pouco com ela. Vou tentar encontrar as séries.

A minha opinião: 3/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Kaubôi bibappu: Tengoku no tobira (2001)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve