Kurôzu zero (2007)

“Kurôzu zero” (2007)


Festival Sitges 2008

IMDb

be cool

Tudo aqui é baseado numa ideia de estilo. É uma exploraçao do que significa, num determinado momento, numa determinada cultura (discutivelmente global…), ser ‘cool’

Tudo aqui está concebido para parecer fixe. Na verdade, sempre que ouvimos alguém que quer ‘mandar’ na escola, o que está na verdade em jogo é quem tem mais estilo aí. A luta é um elemento essencial desse estilo, os melhores lutadores ganham admiraçao, nao pelos feitos físicos mas pelo estilo com que conseguem sair das situaçoes – mesmo quando Genji é derrotado depois de lutar com dezenas ao mesmo tempo, ele cai de uma forma fixe. Para sublinhar isto, acabamos por perceber que na verdade o tipo mais forte da escola está o tempo todo de fora das disputas principais, provavelmente porque nao é fixe, nao na noçao que têm os gajos fixes (ele tem estilo na sua forma sem estilo).

Esta é uma noçao pobre, que provavelmente apela a uma mente adolescente (com 24 anos ainda nao tenho a certeza se já fui adolescente). Este filme passa com esta ideia única porque é capaz de a suportar visualmente. O realizador compreende algo de enquadramento e ritmo, mesmo que nao corra muitos riscos (ou nenhum, na verdade) na forma como filma as lutas.

Num certo sentido, isto nao é diferente, na raiz, de séries como Rambo, a filmografia de Chuck Norris ou as actuaçoes/poses urbanas do hip-hop. Diferentes momentos no tempo, e diferentes locais no planeta, e um elemento importante: este filme nao se leva a sério, como os outros ‘tipos’ que referi se levam. Tudo é encenado aqui, e isso é claro para nós, e tudo bem. Os momentos cómicos sublinham isto. Também a paródia dos Yakuza o faz, aparecendo como os tipos inferiores que apanham porrada dos putos da escola.

A minha opiniao:3/5

Este comentário no IMDb

Anúncios

0 Responses to “Kurôzu zero (2007)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve