Istoria 52 (2008 )

“Istoria 52” (2008 )


Festival Sitges 2008

IMDb

Dick sem chama

Se olharmos para este filme a uma certa distância, realmente é um projecto ambicioso. Memórias capturadas, sobreposiçao de tempo, aprisionamento temporal, memórias que se misturam com a realidade, sonhos que se misturam com um estado desperto, tudo misturado e unido perante os nossos olhos, fazendo-nos entrar na confusao dos personagens no ecran. Isto é contemporâneo, é o que alguns dos melhores realizadores e especialmente alguns dos melhores escritores têm vindo a fazer.

Ponha-se este princípio, e a ambiçao de contar esta ‘história’ nas maos de um realizador que se estreia na forma longa. Este conto deveria instigar a reflexao, e a auto-reflexao. É o que temos aqui.

Eu, pessoalmente, tenho algumas pretensoes de tentar usar o cinema como meio de expressao algum dia. Tendo isso em consideraçao, várias vezes penso quais sao as possibilidades, e o que tem sido feito até agora. Creio que é preciso muita coragem para começar com um projecto destes. Aprecio o esforço, mas nao pude ignorar o falhanço geral.

O que temos é uma aparente indefiniçao do mundo capturado, e o sentido disso. Basicamente, o problema é que tudo está mais perto de um episódio dos Ficheiros Secretos, sumarento mas vazio, do que de uma história de Phil Dick, trabalhando com níveis de realidade, subjugando o tempo, ou trabalhando em realidades paralelas. Mas apesar de tudo, a sua construçao visual está evidentemente feita com a ambiçao de nos fazer pensar, nao entreter. Há até uma piada algures no meio em que um personagem diz “se nada acontecer no filme ao fim de 2 horas, o público vai protestar”.

Assim, se ele é insano ou se forças superiores a ele o capturaram numa unidade de tempo indefinida nao é importante porque o que acontece nao tem relevo. É um doce visual, sim, bem enquadrado, bem fotografado, e bem actuado pelo protagonista. Mas há uma faísca que (ainda) falta. Vamos ver onde este novo realizador vai chegar.

A minha opiniao: 2/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Istoria 52 (2008 )”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve