Chocolate (2008 )

“Chocolate” (2008 )

IMDb

danças misturadas

Pelo que eu penso, as artes marciais na vida real têm muito que ver com auto-conhecimento. É uma exploraçao interior, conhecermo-nos a nós mesmo, física e emocionalmente (espiritualmente). Em última análise, tem muito que ver com a ideia de limite. O que podemos fazer.

No cinema, nao e bem assim. O motivo porque penso que as artes materiais sao um terreno tao prolífico para exploraçao em cinema é porque abre a possibilidade de enquadrar uma dança no ecran, na qual o espectador participa. Como o actor se move, e como ele faz os movimentos com os oponentes. Se pensarmos nisso, é uma dança pura.

Este filme está feito com isso em mente. É de uma textura visual muito rica, centrada num personagem, e visitando vários cenários diferentes, que sao incluidos nas lutas. Este último aspecto é bastante comum em filmes de artes marciais e este, especialmente, imita parcialmente Jackie Chan, sem tanto do seu sentido de comédia.

O que me parece particularmente interessante de analisar aqui é a diferença entre as lutas que vemos aqui, e as actuaçoes de luta chinesas. Este é um filme tailandês. Há um tipo de luta diferente aqui. Ele inspira-se na elegância chinesa e japonesa, mas também está culturamente ligada â Tailândia. Na verdade, as primeiríssimas imagens que vemos a nossa protagonista autista observar para emular, sao de um desporto de luta tailandês, bastante violento. O pai da protagonista é japonês, talvez isso nao seja inocente. E depois vemos um bailado que nos inclui a nós, mas que é muito mais visceral que a luta japonesa. Mais brutal, mais gráfico num certo sentido. Gostei da experiência. A dança nao considera o movimento de câmara para a enriquecer. É pena que isso seja tao raro nos filmes, requere um controlo superior, creio. Ang Lee fê-lo bem em “Tigre…”

A minha opiniao: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Chocolate (2008 )”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve