The Nightmare Before Christmas (1993)

“The Nighmare Before Christmas” (1993)

IMDb

Pai Danny

Apreciei imenso o esforço feito na produçao de um filme como este. É notável, um filme feito num momento de mudançao, quando os meios digitais começaram a invadir a animaçao (e nao só). Assim, num certo sentido, temos aqui um marco, e o fim de uma época. É provavelmente o maior esforço (e dinheiro) colocados para produzir uma animaçao em stop-motion. É trabalho de classe mundial, os personagens têm níveis de expressao que provavelmente estao bem perto dos limites possíveis numa animaçao deste tipo (se virem o making of vao ver o número de cabeças de diferentes expressoes para cada personagem).

Mas o que faz esta uma experiência única e superior é a presençao de Burton e Elfman, uma mistura comum, mas que aqui tem um sabor especial, talvez por Burton estar ‘apenas’ na produçao. O ambiente visual é, claro, de Burton, mas aqui senti um pouco mais de liberdade por parte de Elfman para trabalhar livremente a música. Ele é um dos melhores compositores de cinema de hoje porque consegue transportar o filme com as cançoes, que duram para lá do final do filme. Assim, ele lidera as coisas aqui (até canta a voz protagonista), e no caminho cria uma banda sonora que domina o filme, ao contrário do que acontece nos filmes dirigidos por Burton (incluindo os musicais).

Visualmente, a minha única queixa é a falta de contraste entre o mundo do Halloween e o do Natal, poderia e deveria ter sido mais marcado. Tirando isso é delicioso, provavelmente menos gráfico do que Burton provavelmente poderia ter feito, se estivesse em controle completo das operaçoes.

Isto é trabalho de classe, e uma vez mais o escritor Tim Burton pega num tema comum de Natal (o ser que tenta destruí-lo) e muda algo nesse tema vulgar e cria um novo ambiente a partir disso, familiar, mas novo (o rei do Halloween que tenta melhorar o Natal e no processo quase o arruina).

Os momentos musicais do Oogie Boogie sao memoráveis.

A minha opiniao: 4/5 vale a pena

Este comentário no IMDb

Advertisements

0 Responses to “The Nightmare Before Christmas (1993)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve