Save the Last Dance (2001)

“Save the Last Dance” (2001)

IMDb

ballet externo

Este é um filme para adolescentes. Isto significa que está regido por fórmulas, definidas pelo mercado e pelo que os grandes patroes de Hollywood pensam que os adolescentes querem ver. Há uma grande contradiçao por trás da maioria destes filmes: na maioria dos casos (este nao é excepçao) estes filmes contam histórias de pessoas que tentam transcender-se. Estes personagens tentam fazer coisas especiais, para ultrapassar os ambientes subdesenvolvidos (seja social, cultural ou economicamente) de onde vêm. Assim, sao pessoas normais que tentam objectivos especiais, que tentam tornar-se pessoas especiais. Mas depois, todos estes filmes sao perfeitamente vulgares, feitos em série, com um a copiar o outro, sem absolutamente nada especial em qualquer um deles. Este especificamente nao pertence totalmente a esse tipo de filme por um elemento que o salva, apenas um.

Aqui, o personagem feminino principal é alguém cuja tentativa de atingir os seus sonhos pessoais a conduziu (na sua visao) a uma queda na sua vida pessoal; o seu parceiro masculinho é alguém que assenta perfeitamente no estereótipo que descrevi acima. A colocaçao de um em convívio com o outro e o conflito que isto gera é minimamente interessante, apesar de nao o suficiente para tirar o filme da sua vulgaridade. O elemento redentor é como a dança é usada para ilustrar esta contradiçao. Ballet vs Hip-hop, forma de expressao interna vs externa. Francamente pareceu-me que Julia Stiles nao estava bem neste papel. Estava estranhamente rígida e pouco confortável. Ela tem uma forma bastante sóbria de actuar, mas aqui parece simplesmente que ela nao estava bem certa de como se expressar, como se nao conseguisse “dançar”. Ainda assim, a ideia de colocar a dança como montra das atitudes dos personagens em relaçao a sua realidade e ao que aconteceu/poderá acontecer-lhes foi interessante. O produto final é bastante acidentado, no entanto.

A minha opiniao: 2/5 conceito interessante

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Save the Last Dance (2001)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve