The Purple Rose of Cairo (1985)

“The Purple Rose of Cairo” (1985)

IMDb

O país das maravilhas na Alice

Depois de ver o desastre insípido que Woody gravou em Barcelona, tinha que compensar o meu desapontamento, e vim ver este. Nao o tinha visto antes, mas sabia que valeria a pena ver, que teria a inventividade e o ponto de vista especial que quase sempre Allen poe nos seus filmes. Este filme é uma experiência valiosa. O ponto de partida é excitante apenas por lermos uma sinopse, e o que ele faz é fantástico.

Assim temos uma mulher que vive a sua vida, a sua vida real, baseada nos muitos filmes que vê. Ela substitui a sua triste realidade de pobreza e de um marido machista, infiel e perguiçoso, com os filmes que vê, e que vive. Assim, temos um personagem ‘real’ (na realidade enquadrada pelo filme exterior) que vive num mundo das suas fantasias derivadas de filmes. Nada fora do comum. Depois, é-nos introduzido um filme específico dentro desse filme. Este filme é visto vezes sem conta por Mia, até ao ponto em que um personagem desse filme entra no mundo real fora desse filme. Assim, a fantasia entra no mundo real. Isto é novo, é inventivo e é fantástico de ver. Os personagens do filme dentro do filme sao conscientes da sua realidade, sabem que sao intérpretes, e a partir do momento que a ordem normal das coisas dentro do seu filme é quebrada, eles sentem-se perdidos (para o egiptólogo, os argumentistas eram Deus). Isto é um grande princípio, num filme que, por coincidência, é de uma grande qualidade visual, pouco comum (para o meu gosto), na maioria dos filmes de Woody Allen (com excepçao para Manhattan e uns poucos mais).

A minha opiniao: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “The Purple Rose of Cairo (1985)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve