Sabrina (1954)

“Sabrina” (1954)

IMDb

Funny Cinderella

Este é um filme doce, que dura, e ao qual sei que vou voltar várias vezes mais.

Audrey Hepburn, o ícone, começa aqui. Creio que Roman Holiday foi apenas uma antevisao inconsciente do que viria. E o que viria aparece aqui, no momento em que Sabrina volta de Paris. Audrey tinha provavelmente tanta capacidade natural para captivar atençoes derretidas no ecran como tinha de poses intencionais. Ela usa a cara, acima de tudo, mas também a pose e o acto de caminahr (num plano secundário ela também usa os movimentos subtis do corpo). Ela dançou, ballet, e isso provavelmente tem influência no efeito que causa aqui. Mas para além disto, houve um esforço colectivo que envolveu pessoas (muito) competentes, que eventualmente a tornariam na pessoa com mais classe e charme no ecran. Givenchy teve muito que ver com isto, na minha opiniao. Isto torna este filme particularmente importante de ver, porque tem o momento preciso em que, no ecran, as coisas mudam. Givenchy só coméça a vestir Sabrina depois de Paris. Com a nova roupa, ela assume uma nova pose, eterna, digo eu.

O filme existe para enquadrar o momento preciso desta transformaçao, por isso a história da Cinderela é usada. Creio que tudo isto foi deliberado, e inteligentemente concebido para que nós, espectadores, nos apaixonemos por Audrey; Bogart e Holden representam-nos no ecran, quando se apaixonam por Sabrina.

Uma nota paralela é que nao é imediata esta fascinaçao pela personagem de Hepburn. A sua cara cativa, apesar do seu aspecto ‘engraçado’ (que nomearia mais tarde outro filme dedicado a ela), mas a sua classe leva tempo a absorver. Provavelmente por isso é que os seus personagens acabariam várias vezes por amar homens mais velhos.

A minha opiniao: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Sabrina (1954)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve