Kung Fu Panda (2008)

“Kung Fu Panda” (2008 )

IMDb

Está tudo nas caras

Os últimos anos têm sido ocupados e interessantes no campo da animação. A transição total para a criação digital (pelo menos num contexto de massas) é uma realidade, e no meio disso, a competição entre a Dreamworks e a Pixar/Disney traz benefícios a nós, espectadores. Até agora, tenho apreciado os projectos da Pixar imenso. Eles trabalham no seu canto específico da exploração cinematográfica, que tem bastante que ver com o uso do espaço. O tipo de liberdade que a câmara virtual dá à animação é algo que eles têm usado bem, com classe em Ratatouille. Para já esse foi o topo, para o meu gosto. Mas aqui estes tipos entraram numa pesquisa que até agora tinha sido algo negligenciada: as caras.

A câmara é virtual, os cenários são virtuais, mas também o são os actores (com a excepção das vozes). Por isso, os personagens podem ser trabalhados de uma forma exagerada, hiper-realista. Isso foi feito aqui. Até agora, são as melhores caras virtuais que vi. Cada expressão é propositada, tem um objectivo, e é altamente apreciável. Algumas subtilezas são realmente inteligentes, porque no meio de uma capacidade tecnológica enorme, eles usaram truques simples (lembro-me do movimento de olhos na cara dos macacos quando o panda está a gozar com o mestre sem saber que ele se encontra por trás).

O movimento no espaço e através do espaço não é especialmente interessante, sobretudo se vermos o que a Pixar tem feito. E esta história tinha potencial nesse campo. O Kung Fu, num contexto cinematográfico, tem a ver com uma dança entre o olho e o intérprete, e a forma como ele enche o espaço que ocupa. Aqui temos um templo no topo de uma montanha, com uma aldeia aos pés. A única coisa que eles usam são as escadas, para o panda se poder cansar. Podia ter sido mais. Mas as caras compensam tudo isso.

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

0 Responses to “Kung Fu Panda (2008)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve