Get Carter (2000)

“Get Carter” (2000)

IMDb

não é acção

Eu gostei deste filme. Tem uma construção visual interessante que tem que ver, creio, com uma coerência fotográfica e especialmente edição. É narrativa visual no sentido em que o enredo, apesar de fino e relativamente desinteressante é totalmente contado de uma forma visual. Sem dispositivos como os diálogos em excesso normalmente utilizados para substituir a falta de ideias visuais. Como algo positivo aqui, realço a coerência artística global, com quadros construídos quase como um mosaico.

No entanto este é um projecto detestado. Porquê? Tenho uma teoria. O grande público gosta de Stallone porque ele representa 9 em cada 10 vezes o herói americano típico, tal como os seus colegas Seagall, Van Damme, Schwarzenegger (estes dois são importações americanas). Mais recentemente, este papel tem vindo a ser representado por Vin Diesel. Assim Stallone ganhou a sua reputação entre os fãs de heróis difundidos como Rambo ou Balboa. Esses personagens não existem muito aqui. Ainda é um filme típico de “matar toda a gente” e ter a vingança, mas muito suavizado pela forma como a coisa foi montada visualmente. Assim o problema (para o sucesso do filme) foi, na minha opinião: colocando Stallone, o filme imediatamente chamava fãs desses tipos de produções comerciais, destinadas a atingir as audiências com contos de heroísmo, vingança, acção física e moral à moda antiga (o ego americano chama-lhes “valores americanos”). Aqui não temos nada disso. Ao invês, temos uma construção relativamente inteligente, sensível e cinematográfica. Mas as audiências dispostas a esse tipo de experiências provavelmente não sentiram apelo para ver este filme. Creio que foi essa a questão.

Assim, vale a pena ver o filme uma vez, é interessante na forma como faz a edição em coerência com o enredo, tudo feito de uma forma altamente visual. De facto, acabamos por descobrir a “verdade” dos factos no enredo através de um filme dentro do filme (literalmente um filme). Vemos esse filme, junto com Stallone logo, uma vez mais, através de um esquema que utiliza a imagem como meio transmissor de informação.

A minha opinião: 3/5 uma experiência cinematográfica minimamente interessante.
Este comentário no IMDb

Advertisements

0 Responses to “Get Carter (2000)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve