In Memoriam (2006)

“In Memoriam” (2006)

Cinanima 2007

IMDb

Que boa experiência. Este filme tem várias qualidades, algumas relacionadas com o seu aspecto visual/edição/som e outras relacionadas com a forma como o drama/história é construída. Estes dois aspectos sozinhos podem fazer um filme valer a pena para mim (na verdade em certos casos apenas um desses aspectos pode fazer a experiência valer, se for bem explorado).

Apreciei muito a face deste Pierrot, é carinhosa só por olharmos para ela, tem uma carga de sofrimento e nostalgia sobre coisas que não se passaram. A forma como a música está encaixada é soberba. Sei que é um cliché usar caixas de música ou material parecido para provocar momentos de ternura em animação, mas normalmente desprezo o facto de estar a ver um clichá se ele estiver bem resolvido. Este é o caso. A oficiona também é muito interessante, a iluminação é adequada.

Depois temos o aspecto que mais me interessou aqui e que tem que ver com a construção narrativa, e os motivadores da história. Assim, temos a nossa marioneta que se apaixona pela criação do seu criador. Ele planeia ser correspondido por esta dançarina marioneta. Parte-se-lhe o coração quando descobre que o seu velho criador está agora a produzir um amante para a sua dançarina feminina. Neste ponto sabemos que controla, o velho humano que foi responsável pela criação de todo o cenário e personagens e história que vemos até agora, escreve a narrativa. De repente ele morre. Ao morrer, deixa o nosso Pierrot com duas hipóteses. Uma, cumprir as suas intenções e voltar a juntar os dois amantes criados; outra, servir as suas próprias intenções e ficar com a rapariga. O aspecto interessante é que, a partir daqui, o escritor muda, e as decisões são feitas pela marioneta, o Pierrot. E quando ele finalmente decidr fazer o que o seu criador teria feito, tudo termina connosco observando o palhaço triste a manusear a cena final (que foi “escrita” por ele). Assim, o tema é a decisão sobre quem decide a história, isto é material interessante, e algo que o cinema explora bastante. Aqui está especialmente bem feito, de forma clara. Vejam.

A minha opinião: 4/5

Este comentário no IMDb

Advertisements

0 Responses to “In Memoriam (2006)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve