The Pearce Sisters (2007)

“The Pearce Sisters” (2007)

Cinanima 2007

IMDb

Não sei se seria capaz de “alimentar” a minha imaginação visual todo o tempo, cada dia, com animações como esta. O que quero dizer é, sempre que vemos um filme, qualquer filme, animado ou não, entramos dentro do mundo do seu autor (pelo menos quando o filme tem um mínimo de interesse). Mas nos filmes com imagens “reais”, esse mundo é construído a partir de um número de elementos que o autor escolhe de vários sítios da “realidade” e esses elementos são submetidos à visão e imaginação específicos do autor. Dois diferentes realizadores, dados os mesmo elementos, irão necessariamente produzir dois trabalhos diferentes (da mesma forma que dois arquitectos dados os mesmos elementos construtivos, programa e lugar irão produzir dois edifícios distintos). Isto também se aplica à animação, quando feita com princípios de produção em “série” ou quando a sua concepção visual inclui muitas mentes criativas.

Mas quando temos animação “de autor”, como neste caso, toda esta questão de “entrar num mundo” ganha todo um novo sentido, e visitamos toda uma nova dimensão. Isto acontece porque tudo é completamente gerado pela imaginação de alguém que é, claro, baseada em aspectos e elemetos de realidade, mas cada elemento surge distorcido e submetido a uma interpretação específica (estilo?), e isso submete todos esses elementos a novas regras, novas leis. Isso é ao mesmo tempo o aspecto mais fascinante e perturbador de uma animação e aquele que me pode manter mais distante dela. Isso passa-se porque ou entramos realmente nesse mundo, e gostamos de estar aí (mesmo que ele possa dar-nos sensação de felicidade, aborrecimento, reflexão ou pura raiva, mas tem de ser um mundo fascinante e sedutor) ou então será um mau bocado para nós, dentro do âmago de um autor. Neste caso, estes personagens mórbidos que observam o mar foram um mundo interessante para verificar, mas dá-me um cansaço mental maior ver 9 minutos assim do que toda uma longa metragem feita com personagens de carne e osso. Interessa-me perceber com mais exactidão porque é que isso acontece. Este filme fez-me rever a minha relação pessoal com a animação, pelo menos no nível em que referi.

A minha opinião: 3/5 pode não causar a quem veja o que causou a mim, de qualquer maneira há aqui elementos interessantes.

Este comentário no IMDb

0 Responses to “The Pearce Sisters (2007)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve