Hook (1991)

“Hook” (1991)

IMDb

a Terra do Nunca cinematográfica

Muitas das vezes que Spielberg grava, ele tenta chegar à ternura. Algumas vezes ele consegue realizar um entretenimento minimamente válido, normalmente mais dirigido a crianças ou audiências intelectualmente pouco exigentes, outras vezes nem isso consegue. Aqui temos a segunda situação. O que acontece é que Spielberg tem sempre nos seus filmes uma espécie de rede de segurança que o impede de cair no desastre total. Essa rede tem que ver com a música de Williams e a sua câmara que na maioria das vezes consegue ser um bom complemento para os actores (muitas vezes bastante maus, especialmente as crianças).

Aqui, ele escolhe uma história que está, naturalmente, nos corações de uma boa parte da audiência (1 ponto para a ternura) e reinterpreta essa história introduzindo a nostalgia nos sentimentos do herói, que é ele mesmo motivo para a nostalgia nas memórias de muitos “crescidos” na audiência; isto coloca o espectador ainda mais em contacto com a história, crianças ou adultos (filme de família, mais um ponto para a ternura). Mas depois, é só isso. Absolutamente nada mais. Nenhuma ideia cinematográfica, não há escrita inteligente, nem mesmo boas actuações (Robin Williams pode fazer melhor, mas não lhe é requerido isso). Assim temos uma sucessão de planos, cenas, que não são mágicas, mas ordinárias; não são profundas, são comuns; não são cinemáticas, são banais. Temos John Williams no plano de fundo, mas aqui a sua música soa como um reminiscente das suas outras bandas sonoras que conhecemos associadas a maiores preocupações cinematográficas… Assim não há muito a ser apreciado aqui…

A minha avaliação: 1/5 não gosto de atacar Spielberg tanto como vários dos seus detractores, mas aqui ele realmente falhou.

Este comentário no IMDb

Anúncios

0 Responses to “Hook (1991)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve