Ratatouille (2007)

“Ratatouille” (2007)

IMDb

Welles cozinhando!

Isto é trabalho muito bom. A Pixar é, neste momento, uma aposta sólida, e tem mentes brilhantes que estão a percorrer novos caminhos em novas aventuras cinemáticas. Aqui está outra.

O princípio aqui é um ser (rato) que é capaz de controlar outro ser (humano) e assim criar a sua arte (gastronomia). Isto é anunciado antes do princípio do filme pera curta “Lifted”, já a comentei e coloquei aí o meu ponto de vista deste assunto.

A forma como a história se desenvolve é completamente Disney, algumas pessoas más, muitos seres fantásticos, alguns problemas pelo meio e um final feliz. Estamos acostumados a isso.

O motivo pelo qua este é arrojado é por causa do movimento e colocação da câmara virtual. Está realmente bem feito. Suspeito que o motivo pelo qual foi escolhido um rato foi porque sendo um animal tão pequeno, que ao mesmo tempo pode mover-se com facilidade, era perfeito para subir a prateleiras, entrar em paredes com canos ferrujentos, estar no chão a olhar para cima, estar dentro do chapéu de um cozinheiro (e aí o tema da transparência, para se trabalhar visualmente) e mexer-se rapidamente entre todos esses sítios. Assim há o ponto de vista do rato, e sobreposto a esse, muda-se constantemente vai-se para o ponto de vista dos humanos ao redor, outros animais… Isto está muito bem ritmado, claro, e a edição é superba. A câmara trabalha como Welles o faria, compreende o espaço virtual, e explora-o.

Isto é muito melhor neste aspecto do que “Finding Nemo” (que foi de certa forma um desapontamento para mim) e suspeito que sei porquê. Aí tínhamos um espaço imenso (o oceano) que tinhamos a liberdade de explorar. Mas isso não foi bem feito provavelmente pela falta de referências físicas, objectos que possam ficar parados enquanto os personagens se movem (grande trabalho explorando as possibilidades do espaço profundo é o que Besson faz, enquanto filma directamente o oceano em Atlantis mas também em praticamente todos os seus filmes).

A minha avaliação: 4/5

Este comentário no IMDb

1 Response to “Ratatouille (2007)”


  1. 1 lastprophet Outubro 31, 2007 às 9:23 am

    Continua a votar nos melhores filmes de 2007 em http://www.blogoris.blogspot.com.
    Escolhe os doze que vão estar presentes na votação final de melhor filme do ano.
    9 dos finalistas já são conhecidos:
    Melhor filme de Janeiro – Blood Diamond
    Melhor filme de Fevereiro – Tenacious D – Pick of destiny
    Melhor filme de Março – The Fountain
    Melhor filme de Abril – 300
    Melhor filme de Maio – Zodiac
    Melhor filme de Junho – Die Hard 4.0
    Melhor filme de Julho – Simpsons – The movie
    Melhor filme de Agosto – Disturbia
    Melhor filme de Setembro – Hairspray

    Outubro foi um excelente mês de cinema com filmes como “Fados” ; “Planet Terror” ; “The invisible” ; “The inner life of Martin Frost” ; “The brave one” ; “Le scanphandre et le papilon” ; “A outra margem” ; “Rescue Dawn” ; “Land of blind” entre outros.
    Qual é melhor? Qual o filme que vai estar presente na lista dos doze finais? Tu decides!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve