O cinema de Iñarritu, introdução a Babel

Princípio cinemáticos

O cinema, como toda a arte, é comunicação. Tudo o que passa por imagem em movimento ou não, com ou sem som, é pura comunicação. Queira-se ou não, negue-se (enquanto artista) ou não esse facto, tudo que aparece comunica algo. Em controlar o que se comunica está a arte. Assim, “Babel” escolhe porventura o tema mais difícil de explorar por qualquer médio artístico: o da não comunicação. Tudo o que Iñarritu pretende é mostrar a ausência da comunicação, e os efeitos dela, colocar-nos no buraco escuro onde as suas personagens estão e onde, no fundo, todos nós nos inserimos.

Creio estar aqui o que de mais contemporâneo o cinema pode produzir. E explico: o cineasta português João Botelho uma vez afirmou que a tentação de contar uma história é o pecado original do cinema, a ideia de sucessão de factos, narrativa e climax e conclusão. O cinema contemporâneo, na sua ânsia de evoluir, encontra-se, no entanto, em algum ponto de crise em que se procura redefinir e evoluir. Um pouco como o mundo de Babel. Complexo, fascinante, mas de algum modo desgovernado. Iñarritu rejeita a história pela história, a narrativa linear que dá o pretexto para “pendurar” algumas imagens. Afasta-se dos factos, concentra-se no trabalho da imagem (e que imagem, a fotografia é fantástica) e do contexto. Por certo não é o primeiro a tentá-lo, mas é dos que melhor o faz num contexto de massas e com consistência. Da mesma forma é contemporâneo na forma autoreferencial como aborda a própria arte da realização cinematográfica. Este filme, como “Amores Perros” e “21 grams” é também uma pesquisa sobre a construção de narrativa e sobre cinema. É também um filme sobre outros filmes e, por isso, sobre cinema.

Advertisements

1 Response to “O cinema de Iñarritu, introdução a Babel”



  1. 1 [blog] 7olhares - Arquitectura.pt Trackback em Junho 6, 2007 às 12:34 am

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Destaques

Vou começar de forma mais séria a tratar o tema do cinema e espaço/arquitectura. Espero poder introduzir novidades em breve